Dia internacional da Síndrome de Down

Hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para alguns que não sabem, o dia 21/03 foi escolhido para fazer a representação da trissomia do cromossomo 21. Para quem não entende  como e porque a síndrome se desenvolve, trata-se de uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21. (Leia mais aqui)
Graças a luta de algumas pessoas, hoje a síndrome não é taxada como uma doença, as crianças não são citadas como aberrações. Mas todos nós sabemos que antes de qualquer coisa precisamos continuar lutando por todos os direitos dessas pessoas que assim como nós são seres humanos, especiais, iluminados e filhos do Altíssimo. Precisamos de igualdade, aceitação e inclusão.Imagem

E como o dia é desses lindos, resolvi trazer pra vocês o maior exemplo de superação e de AMOR acima de tudo. To falando do blog que a Carol e o Thomas fizeram durante a gestação da mesma e logo após o nascimento de Alice descobriram que ela era uma nenémportadora da trissomia no cromossomo 21. O intuito deles com esse blog é para que os amigos e familiares fiquem por dentro do crescimento da ‘bebê pig’ -é assim que chamam a lindinha da Alice ><- e também trocar experiências com outros pais. Quem quiser acompanhar a história e o desenvolvimento dessa família linda é só acessar aqui!!

Thomas, Alice e Carol

ImagemVou deixar aqui algumas questões que grande parte da população tem dúvidas se é verdade ou não : 

  1. Síndrome de Down é doença. Mito ou Realidade ?

    Mito: A Síndrome de Down não é uma doença e não deve ser tratada como tal. É preciso olhar para as pessoas além da Síndrome de Down, pois as características individuais são inerentes a todos os seres humanos.

  2. As pessoas com Síndrome de Down apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem. Mito ou Realidade ?

    Realidade: Há um atraso no desenvolvimento da linguagem que pode ser observado ao longo da infância com surgimento das primeiras palavras, frases e na dificuldade articulatória para emitir alguns sons. Entretanto, não há regra para saber quando e como a criança falará, pois depende das características de cada indivíduo.

  3. Pessoas com Síndrome de Down são agressivos. Mito ou Realidade ?


    Mito: 
    Não podemos generalizar as pessoas com Síndrome de Down, determinando certos comportamentos, pois essa afirmação pressupõe preconceito. Cada indivíduo tem suas características de acordo com sua família e ambiente em que vive.

  4. Pessoas com Síndrome de Down adoecem mais? Mito ou Realidade ?


    Realidade: 
    Ocasionalmente, como conseqüência de baixa resistência imunológica, as crianças com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos de vida, são mais susceptíveis a infecções, principalmente no sistema respiratório e digestivo. Esta propensão vai diminuindo com o crescimento.

  5. Pessoas com Síndrome de Down podem trabalhar. Mito ou Realidade ?


    Realidade: As pessoas com Síndrome de Down devem trabalhar, pois o trabalho é essencial para a construção de uma identidade adulta. O trabalho faz parte da sua realização pessoal. Atualmente, há muitas oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência devido às políticas públicas.

E pra encerrar uma mensagem e algumas fotos : Nada é mais deficiente que o preconceito e nada é mais eficiente que o AMORImagem

ImagemImagemImagem

Até o próximo post =****

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s